sábado, 5 de março de 2022

A competição do homem

     Humanos tendem a competir mesmo quando não querem. Seja em um ato, uma conquista, uma derrota. Humanos consciente e inconscientemente competem entre si até quando não gostam de fazer tal coisa.

    Há competição sobre tudo, do mínimo ao máximo. Há até quem queira saber se algo sem vivenciar, sem sentir ou se esforçar para imaginar. Muitas vezes não é por querer competir, nem sempre se encaixa em tal palavra, mas acaba englobando tudo isso em uma eterna competição contra a existência no e do mundo.

    Uma mente pode ser diferente da outra, não só pode como é diferente. Não há como tudo funcionar da mesma forma e com a mesma fórmula. Há coisas e casos e dentro deles há ainda mais seções e bifurcações que levam a caminhos individuais e solitários que só quem os sente e vivenciam é que podem definir onde isso os pode levar.

    Não dá para definir tudo só por experiência própria, principalmente se tratando do outro. Não se deve competir duramente com os sentimentos particulares do outro, deve-se entender que há diferenças e individualidades. Saberes são diferentes, entendimentos são diferentes. Há coisas que são de senso comum, mas nem tudo e é aí que mora o individual e solitário Eu de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário