domingo, 23 de janeiro de 2022

Fico em silêncio para me sentir só

 Solidão é algo ambíguo. Uns a tem como algo terrível e triste, outros veem algo bom nela e estou entre esses. 


Viver em um local cheio de pessoas barulhentas e de animais, para alguns, pode até ser sinônimo de vida e de alegria, mas para alguém como eu, que prezo muito pelo meu espaço pessoal (físico, visual e auditivo) é uma tortura. 


Quase nunca estou sozinho. É algo estupidamente raro e eu amo ficar só.


Tem dias, como hoje (apesar de não estar tão propenso a isso, mas mesmo assim o fiz), que fico em silêncio para tentar simular uma solidão. Às vezes eu só não quero falar com alguém, não quero ter que verbalizar, responder perguntas, ter que prestar atenção em alguém que não seja eu. Tem dias que só quero a mim mesmo e não quero que se preocupem comigo, nem me perguntem nada e nem que falem comigo. 


Não preciso estar mal para que isso aconteça. Hoje não estive tão mal assim, mas preferi ficar quieto e tentar fazer algo por mim mesmo. Não consegui fazer muita coisa, mas pelo menos fiquei comigo mesmo. 


Não sou minha companhia preferida, mas às vezes quero ficar e fazer coisas somente pra mim e por mim. Não ter que interagir com nada, fazer algo só por mim. 


Nem todos entendem isso, e olhe que é algo simples de entender, mas faço mesmo assim, com uma frequência muito baixa, mas faço.


Quero fazer mais vezes, mas pode dar a impressão errada e eu realmente não tenho paciência para tentar explicar sobre isso mais uma vez. 


Às vezes me obrigo a ficar em alguns lugares (presencial e virtualmente) só para não gerar atrito nem ser motivo de gatilho pra ninguém, mas fico bem cansado e isso suga o resto de minhas energias. 


Queria poder argumentar do mesmo jeito que digitei aqui, mas talvez eu não seja entendido da maneira que quero e, com isso, vai gerar discussão e toda a situação que é relativamente simples será transformada em algo distante do que realmente é.


Só quero um tempo pra mim, ponto. Esse é o resumo. Um tempo sem falar com ninguém. Um tempo pra assistir o que eu quiser, pra jogar o que eu quiser. Pra dormir, pra ler, pra ouvir música... só preciso fazer coisas sozinho porquê estou sufocado com tanta gente o tempo todo em todos os lugares. 


Quero ficar somente comigo, não o tempo todo, NÃO Quero ME ISOLAR, quero tirar um tempo só pra mim. É só isso. Não há nada de errado nisso. 

Um comentário:

  1. Tmj, irmão. ;-) Realmente, em um mundo agitado e que causa muita sobrecarga sensorial e social, é difícil termos esses momentos de apreciação da solitude. Tanto é que, durante a pandemia e o lockdown obrigatório, pude aproveitar o tempo para, além de dedicar a faculdade (online), poder estar mais comigo, em minha própria companhia, dedicando mais a meus hobbies em casa. É como se tivesse sido uma pausa social e mental para ''recarga" em um mundo que não pára nunca.

    ResponderExcluir